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Túnel Westerschelde Com Fissura Preocupante

Imagem de Westerscheldetunnel, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma fissura de 2 metros de comprimento e 1 centímetro de largura foi descoberta no betão do tubo leste do túnel Westerschelde na Zeeland. Segundo o gestor do túnel, WST, a situação é “preocupante, mas segura”. O túnel pode, mesmo nestas condições, continuar a ser usado.

 

A fissura faz parte de uma fratura que se estende por cerca de 30 metros. O túnel pode continuar a ser utilizado até ao necessário reparo da fratura, relata o gestor.

Segundo o WST, uma infiltração foi descoberta no ano passado durante a manutenção no tubo leste, que vai de Terneuzen em Zeeuws-Vlaanderen a Ellewoutsdijk (Zuid-Beveland). A infiltração aconteceu devido a uma fratura e uma investigação mais aprofundada revelou a fissura.

Ambas estão sob a terra em Ellewoutsdijk e não sob a água do Westerschelde, diz o WST. Uma equipa de especialistas vigia constantemente a situação. Equipamentos adicionais vão ser instalados na próxima semana para acompanhar ainda mais o assunto.

O túnel passa sob o Westerschelde e liga Zeeuws-Vlaanderen com o resto da Holanda via Ellewoutsdijk. Com 6,6 quilómetros, é o túnel rodoviário mais longo da Holanda. No ano passado, o túnel foi usado quase oito milhões de vezes por diferentes veículos. A média foi de cerca de 21.000 passagens por dia.

Desde a abertura do túnel com portagem em 2003, os tubos leste e oeste raramente foram fechados ao tráfego. Desde a abertura do túnel, os serviços de barco de e para Zeeuws-Vlaanderen deixaram de fazer a ligação para o tráfego de automóveis e mercadorias.

De acordo com o WST, a situação no tubo leste está atualmente estável. Ainda não há indícios de que existam mais fissuras no betão. Daqui a cerca de um mês, o gestor espera saber mais sobre a causa da fratura no túnel e o plano para o seu reparo. Só então serão conhecidas mais informações sobre os custos da intervenção.

 

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