Teleférico Como Transporte Público em Amsterdam? Município Não Se Opõem à Ideia
A capital boliviana de La Paz deixará de ser a única capital do mundo com transportes públicos baseados em teleféricos. A construção de um teleférico como meio de transporte público através do IJ em Amsterdam é apoiada pela Câmara Municipal. Nos novos planos, a linha foi inclusive ampliada para também fazer a ligação à estação de metro de Isolatorweg.
O Executivo Municipal celebra carta de intenções com a Stichting IJbaan (Fundação IJbaan) e a Vervoerregio (Região de Transportes) para chegar a acordos definitivos. Com a assinatura do vereador Egbert de Vries, o município posiciona-se formalmente pela primeira vez a favor da criação do teleférico, afirma o criador da ideia. “Eles vão cooperar activamente.” O município vai apurar o valor da nova rota do teleférico.
De acordo com a Fundação IJbaan, a construção de um teleférico pode ocorrer para além da construção de duas pontes sobre o IJ : uma no flanco leste perto da Java-eiland e outra a oeste do centro da cidade, ligando Houthavens ao NDSM. A IJbaan moveu assim a localização do teleférico um pouco mais para oeste devido aos planos de construção da ponte nesse local.
Teleférico em 2026
A vantagem de um teleférico é que a construção é consideravelmente mais rápida e barata do que a construção de uma ponte, dizem Wim Wessels e Bas Dekker. “A linha pode estar já em funcionamento em 2026 ou 2027”, enquanto que a ponte oeste só poderá ser concluída a partir de 2040, assume o município.
O acordo com o município não significa que a cidade tenha de dar um contributo financeiro para a construção do teleférico: a construção está avaliada em cerca de 120 milhões de euros que terá de ser financiada com recursos privados. Wessels e Dekker dizem que já estão em consulta com vários financiadores. “Há muito entusiasmo, a questão é que agora que a linha de teleférico está a ficar mais longa, também está a ficar mais cara. Mas vamos encontrar uma solução para isso. Isto não custa absolutamente nada ao município”.
O teleférico pode ser naturalmente um meio de transporte público, afirma a Fundação IJbaan. “A imagem que as pessoas podem ter de que se trata de uma atracção turística não é correcta. Os turistas também são bem-vindos, é claro, mas a linha é destinada a uma melhor ligação entre as zonas Oeste e o Norte da cidade. Isto pode ser igualmente crucial para o futuro distrito de Haven-Stad a ser construído nesta área, onde o uso de carro será desencorajado.”
35 Pessoas por Cabine
De acordo com Wessels e Dekker, esta nova ligação de transporte público é então necessária. “Este meio de transporte é isso. Você pode transportar 35 pessoas por cabine. Ou dez pessoas e suas bicicletas. Pense nisto como uma conexão de autocarro que poderia transportar 100.000 pessoas por dia.” O município é consideravelmente mais cauteloso nos números e assume apenas 4.500 viajantes por dia.
O teleférico é falado e calculado há pelo menos sete anos. No momento, os cidadãos de e para Noord ainda dependem de ligações fluviais, mas parece que o crescimento da rede de barcos atingiu o seu limite. As pontes foram discutidas durante anos, enquanto a necessidade de uma boa ligação entre, por exemplo, o Norte e o Oeste esteve a aumentar. Principalmente porque Amsterdam designou o Westelijk Havengebied como uma área onde as empresas terão que sair para abrir caminho à remodelação para casas de habitação que ainda não foram construídas. O plano inclui a construção de cerca de 70.000 casas no que será o novo distrito da capital.