Soluções Para Schiphol
O aeroporto de Schiphol publicou um plano de quatro pontos para reduzir a pressão sobre os funcionários e passageiros nas próximas semanas, após dias de longas filas e cenas de revolta e algumas agressões. O plano envolve empregar o maior número possível de funcionários de segurança, melhorar os salários em todo o aeroporto e simplificar os movimentos de passageiros pelo terminal, por exemplo, reduzindo a quantidade de bagagem de mão.
A autoridade aeroportuária também disse que as companhias aéreas que não usarem os slots não os perderão num período até 28 de Agosto. Eles esperam que isso incentive as companhias aéreas a não usar os slots se realmente não precisarem deles ao venderem poucos bilhetes para o serviço desse dia, podendo assim voos com pouco passageiros serem adiados para mais tarde, permitindo as companhias encherem os aviões, sem correr o risco de perderem as suas posições.
O aeroporto sofre com a falta de funcionários desde os feriados de Abril, quando as filas para passar pela segurança eram tão longas que algumas pessoas perderam voos. As companhias aéreas também cancelaram serviços ou os transferiram para outros aeroportos. O presidente-executivo de Schiphol, Dick Benschop, disse que as medidas não acabariam com as filas, mas disse que prometeu que os passageiros teriam uma "experiência agradável em Schiphol".
A KLM também disse que reduzirá a venda de passagens de última hora nos próximos dias para manter espaço aberto para pessoas que precisam remarcar os seus voos devido a cancelamentos ou porque não conseguiram enfrentar as longas filas a tempo de chegarem aos seus respectivos voos. Vários passageiros confidenciaram ao Portugueses na Holanda na quinta-feira que gastaram apenas uma hora para passar pelas verificações de passaporte e segurança. "Funcionou muito bem e a maioria das pessoas estava de bom humor", disse um deles.