Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugueses na Holanda

O principal meio de informação em português na Holanda. Notícias, informação e ponto de encontro da comunidade portuguesa.

Portugueses na Holanda

O principal meio de informação em português na Holanda. Notícias, informação e ponto de encontro da comunidade portuguesa.

Preocupação No Ensino Neerlandês

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Muitas crianças estão a ter problemas com matemática e idiomas, principalmente em neerlandês. Isso significa que um grande grupo de pessoas no país não consegue entender, por exemplo, o que está escrito numa carta do governo ou o que está a ser dito nos noticiários.

 

Preocupações sobre o nível de linguagem e matemática das crianças foram expressas pela inspeção educacional na quarta-feira. Todos os anos é realizado um relatório sobre o estado da educação no país.

Nos relatórios de anos anteriores, a inspeção já alertou sobre o baixo nível de linguagem e matemática das crianças. E volta a fazer isso de novo este ano.

Mais de 20 por cento das crianças que saem da escola primária não têm o nível de matemática desejado. No fundo, isso significa que esses alunos não dominam as habilidades básicas o suficiente para passar para a fase seguinte de ensino.

Também no ensino secundário, as competências básicas dos alunos nem sempre estão à altura. Cerca de um em cada cinco alunos HAVO e VWO saem do ensino médio com um diploma, mas com uma nota insatisfatória para o exame nacional holandês.

A falta de professores não torna fácil melhorar as habilidades básicas dos alunos. A escassez é particularmente grande em escolas com muitos alunos vulneráveis. Esses alunos correm um risco maior de ficar para trás.

Pontos Positivos

No entanto, de acordo com a inspetora-geral Alida Oppers, há "movimento" na educação. "Três anos atrás, começamos a mencionar a importância das habilidades básicas. Então, recebemos a resposta de muitas escolas de que a atenção a um estilo de vida saudável e a sustentabilidade também são importantes. Se negligenciar o básico, não poderá construir."

O relatório anual da inspeção menciona "pontos positivos". Por exemplo, no ensino primário, onde os atrasos de leitura no grupo 8 foram eliminados.

Mas a "sensação de preocupação" continua a prevalecer para os Oppers. Outro exemplo que ela cita é a alta taxa de desistência entre os alunos do MBO. "O maior número em dez anos." Além disso, são poucos os alunos do MBO 2 e 3 "que tiram o diploma, mas não dominam o básico do idioma".

O grupo com insuficiência linguística é composto por cerca de 2,5 milhões de pessoas”, diz o inspetor-geral. "E esse grupo está em crescimento de várias maneiras."

Segundo Oppers, essas pessoas têm dificuldade em "organizar as suas vidas adequadamente". Por exemplo, eles têm dificuldade com as cartas do município ou com a obtenção adequada do seu seguro de saúde.

No ano passado, a inspeção deu à educação dois anos para trabalhar em melhores habilitações básicas. De acordo com Oppers, atualmente não há dúvida de uma quebra na tendência. "Vai ser duro, mas estou confiante de que podemos fazer isso", diz ela. "Não podemos deixar de apostar numa geração. Temos que obter resultados."

 

Se aprovam este tipo de conteúdo na plataforma, façam gosto, comentem e partilhem as informações e muito importante, para receberem estas informações de valor em português, subscrever os nossos canais FacebookInstagramTikTok e YouTube.

A informação disponibilizada irá continuar a ser gratuita para todos, mas outra forma de apoio é a subscrição no nosso clube de apoiantes onde, por um pequeno valor mensal, podem apoiar o crescimento desta plataforma para a preparar para os desafios do futuro.