Preço da Energia Faz a Sua Primeira Vitima no Mercado
Os altos preços da energia fizeram sua primeira vítima no mercado. A Welkom Energie perdeu a sua licença de fornecedor de electricidade e gás para domicilio e pequenos consumidores. Anunciou ontem o regulador ACM.
A Welkom Energie enfrenta dificuldades financeiras devido aos altos preços de mercado do gás e da electricidade. A empresa informou a ACM que não consegue mais cumprir as condições de entrega, razão pela qual a licença foi revogada.
O fornecedor de energia já passou por um período difícil no inverno passado por causa do clima rigoroso de inverno. Adicione-se a isso o aumento acentuado dos preços do gás e a empresa chegou à conclusão de que não poderia financiar o consumo do próximo inverno e por isso pediu ao próprio regulador que retirasse a licença.
Os 90.000 clientes da Welkom Energie serão adquiridos pela Eneco. A ACM diz que os clientes não serão afectados pela mudança e que nunca serão privados de energia. Os contratos de fornecimento são sempre assumidos por outro fornecedor.
Mas a Mudança Forçada Poderá Sair Cara aos Seus Clientes
O facto do fornecimento de energia não estar comprometido, isso não significa que não tenha consequências financeiras para os clientes. A Eneco fornecerá um novo contrato com tarifas de energia provavelmente mais altas. Além disso, não é certo que os clientes recebam o seu dinheiro de volta da Welkom Energie se tiverem pago adiantado.
A empresa deixará de poder fornecer gás e electricidade aos seus clientes a partir de 1 de Novembro. Os clientes serão contactados através de uma mensagem do seu novo fornecedor ainda esta semana. Os clientes não terão permissão para cancelar o seu novo contrato até 1 de Dezembro. Só após essa data eles podem então procurar outro fornecedor de energia, se desejarem.
No mês passado, os preços de mercado do gás subiram repentinamente tornado-o muito altos e incomportáveis para os pequenos fornecedores de energia. Muitos fornecedores de energia temem consequências económicas graves e pretendem ajustar unilateralmente os seus contratos com os clientes. No entanto, isso não é uma coisa fácil de fazer devido à protecção legal do consumidor.
Várias pequenas empresas de fornecimento de energia lutam por se manterem economicamente vivas e procuram assim várias formas legais de o fazer. Há já empresas que estão a pedir aos seus clientes para, voluntariamente, contratarem outras empresas de fornecimento mais capazes.
Uma dessas empresas é a Enstroga, que pediu aos clientes que não concordaram com o aumento da tarifa, que mudem voluntariamente para outra empresa de energia. A Enstroga queria impor unilateralmente aumentos no valor de centenas de euros aos seus clientes, sendo impedida pela ACM. A rescisão unilateral do fornecimento de electricidade e gás não é permitida durante o Inverno. Por determinação do regulador, a empresa deve continuar a fornecer energia aos consumidores que não concordaram com o aumento de preços nas tarifas previamente acordadas.