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Portugueses na Holanda

O principal meio de informação em português na Holanda. Notícias, informação e ponto de encontro da comunidade portuguesa.

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O Que Se Passa no Atendimento Consular na Holanda?

Dqfn13, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

 

Falta de atendimento telefónico. Falta de resposta aos emails. Falta de vagas de agendamento para renovação de documentos. São estas as queixas mais lidas nos muitos grupos de portugueses na Holanda e que também chegam por vezes à nossa caixa de mensagens. Mas afinal, o que se passa no consulado em Den Haag?

 

"Preciso de renovar o meu documento de identificação para assinar o meu contrato de trabalho e não arranjo vaga no consulado", diz-nos um leitor. Outro conta-nos que está em risco de perder o emprego devido ao seu Cartão de Cidadão estar perto de caducar e há quem não consiga efectuar o registo no município devido à dificuldade de apresentar os documentos necessários.

Para alguns, estes e outros problemas puderam ser resolvidos com a renovação do Cartão de Cidadão online, mas para muitos foi difícil consegui-lo, tendo que o fazer através de outros consulados ou tiveram mesmo de se deslocar a Portugal. Para outros, no imediato, ficaram sem uma solução ou alternativa.

Os Problemas

Após o nosso contacto, a Embaixada de Portugal  informou-nos que devido às dificuldades financeiras e de recursos humanos, um problema que existia já anteriormente, agravou-se com o surgimento da pandemia. "De facto, somos diariamente confrontados com uma situação onde a procura excede largamente a capacidade de resposta dos nossos serviços, agravada pela ausência continuada de alguns dos nossos funcionários", confirma a nossa embaixada em Den Haag.

Mas os problemas de marcação e contacto afectam os utentes e as suas necessidades de documentação, muitas vezes tornando-se urgentes, o que leva os serviços consulares a "atender de forma prioritária os utentes com documentação caducada, com viagens urgentes e/ou demais situações de comprovada emergência. Sem prejuízo, somos também nesta matéria diariamente confrontados com uma situação onde a procura excede a nossa capacidade de resposta."

Em média, são cerca de 3.000 contactos telefónicos e outros tantos electrónicos por mês. Comunicação essa que é tratada apenas por dois funcionários externos à Secção Consular. Nem a Embaixada escapa à falta de recursos humanos, tendo apenas um funcionário e uma linha de atendimento. Ambas as linhas de atendimento estão localizadas em Lisboa num sistema de atendimento centralizado.

As Soluções 

Sendo as linhas fortemente utilizadas, o utente não se apercebe que a linha está ocupada devido à falta de uma mensagem que o informe, acabando a chamada por cair ao fim de algum tempo. "Estamos a envidar todos os nossos melhores esforços no sentido de ultrapassar estas dificuldades a muito breve trecho", informa a Embaixada.

Entre eles, encontra-se a possibilidade de alargar os serviços do Centro de Atendimento Consular (CAC) à Secção Consular da Embaixada de Portugal em Den Haag, tal como nos assegura na resposta ao nosso contacto. "Esta possibilidade constituirá uma importante ferramenta para, no âmbito do Novo Modelo de Gestão Consular, agilizar o acesso aos serviços consulares, melhorar a comunicação com o utente no estrangeiro e reduzir a necessidade de deslocação aos serviços consulares."

Quanto ao agendamento, a abertura de vagas do Agendamento Online para a marcação de actos consulares, passará a ser disponibilizado com mais frequência, geralmente à sexta ou segunda-feira de cada semana. Segundo a informação facultada pela Embaixada, "neste momento, encontram-se ainda por abrir as vagas de atendimento a disponibilizar para o mês de Dezembro do corrente ano e para os meses subsequentes."

Em relação ao levantamento do Cartão de Cidadão e Passaporte, desde o inicio do ano que a Secção Consular fornece esse serviço sem a necessidade de marcação prévia, bastando para isso que o utente se desloque às instalações da Embaixada dentro do horário de funcionamento e tenha consigo os documentos necessários ao seu levantamento. "Mensalmente, vimos conseguindo atender muitas centenas de utentes através deste serviço, que tencionamos manter dentro das condicionantes", nomeadamente a da falta de recursos humanos.

Outra possibilidade é a de que o cidadão opte pela renovação online, tendo que depois disso apenas se deslocar à Secção Consular, sem marcação prévia, para o levantamento do documento de identificação.

 

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