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Portugueses na Holanda

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Lojas Fechadas Novamente. Click e Collect é um Fracasso

Imagem de Gerd Altmann via Pixabay

 

A medida de click & collect está em vigor há uma semana, mas está a revelar-se um grande fracasso para as lojas. Muitas estão a voltar a fechar depois de uma semana sem clientela. Na esperança de mais clientes no fim de semana, houve estabelecimentos com apenas um cliente.

Enquanto as pistas de gelo da cidade estão lotadas de visitantes, a Kalverstraat em Amsterdam está deserta. A colecta de produtos, que deveria ter sido o renascimento do sector lojista, acabou sendo uma desilusão. Na rede de moda Uniqlo, cartazes atraentes estão pendurados na janela para clicar e colectar, mas a rede já removeu a mesa para colecta que estava montada devido à falta de clientes.

Em outras partes de Amsterdam, também há pouco entusiasmo pela reabertura cautelosa de lojas permitida pelo governo na semana passada. Depois de um sábado decepcionante, muitos lojistas não consideraram abrir de novo no domingo para levantamento de compras.

Três ou quatro clientes usaram o click & collect na loja It's a Present in Haarlemmerstraat em dois dias. Diz o proprietário Mark van Winden que “é quase nada. Não ganhamos dinheiro com isso”.

Sem Confiança

Não tínhamos muita confiança neste click & collect, mas queríamos tentar. O pessoal já está lá, para pedidos na loja virtual”, diz Willem Koster, presidente da Amsterdam City, a associação empresarial do centro da cidade. “Quase não funciona. Foi gentilmente cedido pelo governo, mas não oferece nenhum consolo.”

A maioria das lojas do centro nem abre, nem mesmo as grandes redes. Como há pouco entusiasmo, o cliente não tem confiança. Talvez funcione melhor nos bairros, mas não no centro da cidade”, refere Koster.

Mas também na Gelderlandplein em Buitenveldert não houve muito movimento no domingo. Já o dono do centro comercial local ajudou os lojistas com os pontos de colecta. “Oferecemos a cerca de 40 lojas um balcão de colecta, para que possam organiza-lo de maneira adequada”, disse Paul Bremmer, da Kroonenberg Groep. "A coleta continua um pouco artificial, mas é bom que os empresários possam fazer algo de novo."

A sapataria Zwartjes também tem um balcão de colecta organizado com o logótipo do shopping. Mas não atrai clientes. “Hoje tivemos um cliente”, diz a vendedora. Isso não significa que a colecta não seja um bónus. “No sábado tivemos 12 clientes e a semana passada até correu  bem. Principalmente botas, por causa do tempo. Mesmo assim, prefiro abrir a loja completamente de novo.

A Desilusão

Clicar e colectar é uma farsa. Uma desilusão”, diz Hans van Tellingen, consultor da Strabo. “As lojas têm que abrir normalmente, antes de 2 de Março. O encerramento de lojas é puramente uma política simbólica. Praticamente nenhuma infecção ocorre nas lojas. Temos que encontrar uma solução diferente dos confinamentos. Eles apenas causam danos."

De acordo com uma pesquisa recente da Strabo, dois terços das pessoas estão mais propensas a comprar online desde Março de 2020. “As pessoas estão felizes porque ainda podem obter seus produtos pela internet. Mas os lojistas nunca podem ter lucro com colecta e loja online. Isso só é possível se as pessoas tiverem permissão para entrar na loja novamente.” De acordo com a pesquisa, quase 60% dos clientes retomam o seu antigo padrão de compra imediatamente após o fim do confinamento.

Koster, da cidade de Amsterdam, é mais sombrio. “É profundamente trágico no centro da cidade. Este período é ainda pior do que em Março e Abril do ano passado. Muito terá que ser feito para atrair as pessoas novamente. Nós realmente esperamos que o município faça uma campanha de forma direccionada para levar as pessoas ao centro da cidade.”

A loja It's a Present vai tentar novamente o click & collect no próximo fim de semana. “O tempo estará melhor no próximo fim de semana”, diz o proprietário Van Winden. "Aí vamos abrir nossas outras duas lojas na cidade, ver se as coisas vão então melhorar."