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Portugueses na Holanda

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Investigadores Na Holanda Desenvolvem Combustível À Base De Pó De Ferro

Imagem de PPLware

O pó de ferro é o combustível que surpreendeu os investigadores na Holanda. A nova tecnologia combustível está a ser desenvolvida em Eindhoven e mostra que o pó de ferro pode ser queimado repetidamente e sem libertação de CO2.

 

Investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (TU/e) descobriram como se pode gerar energia verde quase de forma infinita apenas queimando ferro.

Isso à primeira não soa muito favorável ao clima, mas a verdade é que não há libertação de CO2.

A combustão é um processo químico no qual um combustível oxida: reage com o oxigénio. Mas onde os combustíveis fósseis se oxidam em CO2, que não é favorável ao clima, o pó de ferro é convertido em Fe2O3, mais conhecido como ferrugem. E isso não afecta o clima.

E se isso não fosse uma boa notícia o suficiente, os investigadores podem converter a ferrugem de volta em pó de ferro e queimar de novo, uma e outra vez.

Como Funciona

Quando o pó de ferro é queimado e convertido em energia térmica, o ferro oxidado (a ferrugem) é colectado e o processo de oxidação é revertido.

No chamado processo de redução, o pó de ferrugem passa por um forno de fusão em uma esteira transportadora e é aquecido a cerca de 1000°C. Os investigadores enchem depois o forno com hidrogénio, desencadeando uma reacção que converte a ferrugem de novo em ferro e o hidrogénio em água.

Os cientistas também estão a experimentar métodos mais eficientes em termos energéticos, mas ressaltam que a energia para o aquecimento do forno e a produção de hidrogénio podem ser obtidas de fontes sustentáveis.

Uso Industrial

A vantagem do pó de ferro é que é fácil e seguro de armazenar e transportar. Não precisa de ser refrigerado ou pressurizado como o hidrogénio verde, nem perde energia gradualmente como as baterias.

Comparado a um combustível tradicional como a gasolina, o pó de ferro tem ainda mais vantagens. A densidade energética (a quantidade de energia por unidade) é de 11,3 kWh por litro, muito melhor que a da gasolina. O ferro, no entanto, tem consideravelmente menos energia por unidade de massa. Isso significa que a mesma quantidade de energia pode ser obtida com menos densidade de pó de ferro, mas o seu peso é 10 vezes maior que a gasolina.

O pó de ferro não é por isso um combustível milagroso que se pode simplesmente despejar no tanque do seu carro. É muito pesado para isso. Mas na indústria e transporte e em outras áreas onde o peso é menos importante, o potencial é grande.

Os investigadores esperam ser capazes de converter uma central a carvão para funcionar com pó de ferro dentro de 10 anos.

 

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