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Portugueses na Holanda

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Grandes Mudanças No Transporte Público De Amsterdam

Imagem de Remco van den Bosch via Flickr

Um documento visto pelo Het Parool  mostra os planos do GVB para uma grande reforma do transporte público em Amsterdam nos próximos anos. Ao longo de 2023 e 2024, o operador de transportes públicos pretende reduzir o número de elétricos, autocarros e metros que circulam no centro da cidade. 

 

Devido à pandemia de covid-19, o transporte público na Holanda sofreu uma queda significativa e surpreendente no número de passageiros. Embora o número de pessoas que usam os serviços de transporte público holandês tenha aumentado novamente nos últimos meses, as operadoras observam que os números ainda não atingiram os níveis pré-pandémicos. 

Provavelmente como resultado disso, bem como da escassez contínua de pessoal que já teve repercussões para o transporte público em Amsterdam, os planos preliminares traçados pelo operador de transporte público da cidade afirmam que, "Infelizmente é necessário dar um passo atrás" de acordo com Het Parool

Em suma, a proposta estabelece uma série de medidas destinadas a evitar a sobreposição entre vários serviços de transporte público, eliminando ou ajustando as rotas de várias linhas diferentes de elétricos, autocarros e metros. O GVB refere que, a concretizar-se, os planos levariam a que, a partir deste verão , os passageiros tivessem de se preparar para fazer escalas mais regulares nas suas viagens.

O Futuro

Het Parool relata que a maior parte do Vervoerplan 2023 en 2024 do GVB (Plano de transporte 2023 e 2024) vai reduzir o número de linhas de eletricos que passam pelo centro da cidade de Amsterdam, particularmente nas áreas de Leidseplein e Weteringschans. Por exemplo, a Linha 19, que circula entre Diemen Sniep e Sloterdijk, seria totalmente descartada, enquanto as linhas 1, 7, 12, 14 e 25 seriam todas ajustadas. 

Os planos, que o GVB destaca serem apenas um anteprojeto e que “tudo pode mudar”, também traçam mudanças para os autocarros da cidade. As linhas 40 e 66 seriam combinadas em um serviço, enquanto a rota da linha 62 seria significativamente alterada, eliminando as paragens entre Hoofddorpplein e Station Zuid. 

No que diz respeito aos metros da cidade, a maioria das mudanças está prevista para as linhas que passam pela Estação Central. A boa notícia é que o GVB quer operar mais serviços Norte/Sul (Linha 52) durante o horário de ponta, mas a Linha 53, que circula entre a Estação Central e Gaasperplas, se tornaria na Linha 50 e, em vez disso, funcionaria entre Isolatorweg e Gaasperplas.

Investimento Do Município

Tem sido uma grande semana para notícias de transporte público em Amsterdam. No inicio da semana passada a autarquia anunciou que, ao longo de 2023 e 2024, vai investir pelo menos 500 mil euros para tornar as “paragens de transportes públicos da cidade mais acessíveis”.

Pesquisas recentes mostram que apenas 27% das paragens de transporte público na cidade são “totalmente acessíveis”, com o município a apontar que “Amsterdam ainda tem um longo caminho a percorrer antes que todas as paragens sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência física ou visual imparidade." 

A Região de Transportes de Amsterdam pretende tornar “dezenas de paragens mais acessíveis todos os anos até 2030”, por exemplo, removendo obstáculos e ampliando caminhos para cadeiras de rodas (por exemplo, retirando caixotes do lixo), ampliando plataformas ou redesenhando estradas e passagens de peões.

 

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