Falta De Pessoal Em Schiphol Leva Ao Caos. Companhias Aéreas Esperam Compensação Do Aeroporto
As companhias aéreas querem recuperar os danos causados pelos cancelamentos dos últimos dias em Schiphol. O prejuízo será de milhões de euros. Os passageiros afectados também terão apresentado vários milhares de euros em reivindicações, diz a organização EUClaim.
Devido à combinação de um grande número de passageiros devido ao período de férias de Maio e à falta de funcionários em Schiphol, o aeroporto tem estado muito caótico nos últimos dias, com passageiros a demorar cerca de três horas a passar na zona de segurança e com várias bagagens a ficarem para trás. O resto desta semana promete ser novamente caótica no aeroporto. Como resultado, a administração de Schiphol decidiu na quinta-feira passada pedir às companhias aéreas que cancelassem voos até 8 de Maio. Após o pedido, a KLM e outras companhias decidiram cancelar algumas dezenas de voos no passado fim de semana.
O cancelamento de voos resulta em perda de facturação para as companhias aéreas, que agora exigem ao aeroporto, diz a associação comercial BARIN. Segundo o presidente Marnix Fruitema, o prejuízo pode chegar a um milhão de euros, embora fale de uma estimativa aproximada. A BARIN consultará Schiphol na tarde de terça-feira sobre as reclamações, mas também sobre a prevenção de problemas durante o período de Verão.
No início do dia, a organização que trata das reclamações a nível europeu, a EUClaim, já tinha informado os órgãos de comunicação social que havia recebido mais de trezentas reclamações de voos cancelados pela KLM no fim de semana. As reclamações em conjunto representariam um valor de cerca de 200.000 euros. Isso aumentará nos próximos dias, à medida que as reivindicações continuarem a chegar, de acordo com a EUClaim.