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Em Menos de Um Mês, a Falência do Segundo Fornecedor de Energia

Imagem de Comfreak por Pixabay

 

Depois da Welcome Energy, a Enstroga é a segunda empresa de energia em menos de um mês a entrar em colapso devido aos altos preços do gás. A Autoridade para Consumidores e Mercados (Autoriteit Consument en Markt - ACM) retirou a licença de fornecimento à empresa alemã. Os clientes vão ser distribuídos por outras empresas de energia.

 

Estava claro há várias semanas que a Enstroga estava em apuros. O fornecedor foi notícia recentemente por causa das cartas "ameaçadoras" que muitos clientes receberam. Nelas, a companhia de energia ameaçava rescindir o contrato de energia a menos que o cliente aceitasse um brutal aumento da tarifa. A ACM foi assim obrigada a intervir e a banir a empresa.

A Enstroga, com sede na Alemanha, pedia aos seus clientes que rescindissem o contrato voluntariamente. Enquanto isso, a empresa cancelava novos clientes. Quando a ACM tomou conhecimento das práticas da empresa na semana passada, seguiu-se a emissão de uma multa de 15.000 euros por semana. Um montante que pode ascender a um máximo de 45.000 euros.

Menos Impacto

Agora parece que é a própria Enstroga que declara falta de condições financeiras para continuação de fornecimento de energia. A administração pediu assim à ACM que revogasse a licença de fornecimento na Holanda. O regulador aceitou o pedido e assim, a partir de 12 de Novembro, a Enstroga deixará de fornecer electricidade e gás aos seus clientes. A partir dessa data, todos os contratos existentes, com todas as condições, serão encerrados oficialmente e definitivamente.

O colapso da Enstroga tem um impacto significativamente menor do que a da falência da Welkom Energie no final de Outubro. Enquanto o último fornecedor tinha 90.000 clientes que foram afectados, a Enstroga tinha apenas algumas centenas de clientes. Cerca de 300 clientes já tinham abandonado o fornecedor depois da pressão exercida por este para rescindirem o contrato, o que vai contra as regras do regulador.

Actualmente, 150 famílias ainda estão oficialmente registadas como clientes. Eles serão distribuídos entre outras empresas de energia na proporção de sua participação no mercado. Ao contrário da Welkom Energie, onde a Eneco assumiu os clientes antes da falência, agora nenhum outro fornecedor deseja ter os novos clientes voluntariamente.

Os outros 300 domicílios também serão divididos, mas podem dispensar se já tiverem mudado para outro fornecedor desde a rescisão.

Aumento de Preços

Na prática, a maioria dos clientes da Enstroga vai acabar na Vattenfall, Essent ou Eneco. Estes três grandes controlam cerca de metade do mercado de energia holandês. Centenas de residências ficam assim consideravelmente mais caras com o seu novo fornecedor. 

A Eneco anunciou na semana passada que cobraria aos antigos clientes da Welkom Energie um preço de gás de 1,80 euros por metro cúbico e mais 49 cêntimos por quilowatt-hora de electricidade. É assim provável que as vítimas da Enstroga que acabarem na Eneco recebam as mesmas tarifas.

 

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