Descontos de "Leve Dois, Pague Um" em Bebidas Alcoólicas Acaba a Partir de Julho
A partir de 1 de Julho, os supermercados e lojas de bebidas não vão poder dar mais de 25% de desconto nas bebidas alcoólicas. Isso é explicito na nova Lei do Álcool, que substituirá a Lei das Bebidas e Restauração ( Drank en Horecawet - DHW) a partir dessa data. O happy hour no sector da restauração não foi alterado com a nova lei.
A Lei do Álcool substituirá a DHW daqui a duas semanas. Para além da proibição de grandes descontos nas bebidas, também criminaliza a venda de álcool a menores e o cumprimento mais restrito das regras de comercialização de cerveja, vinho e bebidas espirituosas online.
“Pegue dois, pague um não será mais possível a partir de 1 de Julho”, afirma o director Peter de Wolf, da STIVA, onde estão representados os produtores e importadores de bebidas alcoólicas. Ainda assim, pode ser dado um desconto de 50% na caixa da cerveja ou da garrafa de vinho. "Isso é menos importante que as espirituosas." A nova lei visa combater o uso e abuso de álcool, principalmente entre os jovens.
“Fazemos tudo o que podemos para garantir que os jovens com menos de dezoito anos não bebam e que todas as pessoas com mais de dezoito o façam com moderação”, afirma De Wolf. De acordo com a STIVA, o número de consumidores em excesso está agora no seu nível mais baixo. "E faremos tudo o que pudermos para manter essa tendência."
Regras Mais Rígidas
As regras mais rígidas para os preços de desconto aplicam-se explicitamente ao "consumo que não no local de compra", de modo que a indústria da restauração está excluída. E com ele os happy hours também. Pode ser concedido um desconto máximo de 60% sobre o preço de venda. Os municípios podem restringir tais medidas.
“A nova lei não visa restringir o happy hour no sector da restauração. A KHN está satisfeita por isso continuar a ser uma competência local dos municípios”, disse a organização. A KHN considera a nova Lei do Álcool importante para empresários de catering. "Porque garante como o álcool é dispensado com responsabilidade." A KHN concorda que vender álcool a menores deve ser punível por lei.
Supermercados
Isso também é o que a organização principal que engloba os supermercados, a CBL, chama a atenção na nova lei. A organização também afirma que os supermercados estão bem preparados para a nova lei. "Não é (ainda) possível prever quais serão as possíveis consequências para as vendas a longo prazo." A CBL considera um desenvolvimento positivo que cada vez mais cerveja sem álcool esteja a ser vendida.
O NVWA aplicará as novas regras. Em caso de violação, será aplicada uma multa. "O valor pode variar entre os 1.360 euros e 5.440 euros", disse um porta-voz. O valor exacto depende, entre outras coisas, do tamanho da empresa e se ela tem antecedentes. “Além de impor uma multa administrativa, a NVWA também pode impor uma penalidade para impedir que o estabelecimento realize descontos."