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Portugueses na Holanda

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Carro Alimentado A Combustível Fóssil Será Luxo Nos Próximos Anos

Imagem de IADE-Michoko por Pixabay

A partir de 2035, carros novos a gasolina e diesel não poderão mais ser vendidos dentro do espaço da UE. A medida é definitiva, agora que o Parlamento Europeu aprovou a proposta.

 

Devido à proibição de vendas, os carros movidos a combustíveis fósseis devem desaparecer do cenário europeu. A proibição aplica-se a veículos ligeiros.

Nos próximos anos, os limites de emissão CO2 serão cada vez mais apertadas. Por exemplo, os automóveis de passageiros devem emitir 55% menos em 2023 do que em 2021 e as carrinhas de entrega devem emitir 50% menos.

Dentro de alguns anos, os residentes da União Europeia terão de pagar mais pelos gases com efeito de estufa que emitem. Este plano faz parte de um novo pacote de medidas para atingir as metas climáticas.
 

Os países da UE e o Parlamento Europeu (PE) chegaram a acordo sobre o pacote de medidas. Os governos dos estados membros e todo o Parlamento Europeu ainda precisam da aprovação oficial.

Antes de 2030, as emissões de CO2 devem ser reduzidas em 55%, para que a UE possa ser completamente “neutra em termos climáticos” até 2050. As novas leis climáticas são "críticas" de acordo com o PE e devem tornar esse objetivo possível.

As leis climáticas concentram-se principalmente em tornar o sistema de certificação de CO2 mais rigoroso. Nos últimos anos, esse sistema exigiu que as empresas solicitassem licenças para emitir gases de efeito estufa. Todos os anos, a UE emite menos licenças para reduzir as emissões. Esse sistema será ainda mais rigoroso, em 2030 as emissões devem ser reduzidas em 62 por cento.

De acordo com o plano, o mesmo sistema deverá ser criado também para cidadãos e outras empresas. Eles terão que pagar pelas suas emissões pessoais de CO2, provavelmente até 2027. Isso será feito por meio de fornecedores de energia e postos de gasolina. Essas empresas também devem pagar para poder emitir CO2. Estes custos são repercutidos no preço que os clientes pagam quando abastecem ou ligam a luz.

Assim, por exemplo, quanto mais conduzir (e emitir mais CO2), mais vezes vai precisar de reabastecer. E através desses reabastecimentos paga-se uma taxa de CO2, é a decisão europeia. Isto a juntar aos preços atuais e impostos especiais de consumo que são regulados nacionalmente.

 

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